mototrbo

FAQ MOTOTRBO

O que é a MOTOTRBO?

MOTOTRBO é a gama de produtos digitais da Motorola, que inclui rádios portáteis, rádios móveis, repetidores e acessórios. Esta gama inclui todas as funcionalidades dos equipamentos analógicos e possibilita um grande número de funcionalidades novas.

Os produtos MOTOTRBO comunicam com os equipamentos analógicos?

Sim, estes produtos podem funcionar também em modo analógico. Por outro lado, não existe a possibilidade de utilizar equipamentos analógicos numa rede digital. Para usufruir das funcionalidades de uma rede digital, é necessário que todos os equipamentos funcionem em modo digital.

De forma a possibilitar uma migração gradual de uma rede analógica para digital, a série MOTOTRBO é compatível com a gama de equipamentos analógicos.

Quais as vantagens inerentes à utilização de equipamentos MOTOTRBO?

Foram combinadas todas as funcionalidades dos rádios tradicionais Motorola com as características e funcionalidades de um protocolo de comunicação digital. Nomeadamente, no aumento da capacidade, eficiência espectral e pela integração de aplicações de dados.

A utilização de TDMA (Time-Division Multiple-Access) possibilita a utilização de dois canais de comunicação para cada canal de 12,5 kHz contratado, num repetidor apenas, resultando numa redução de custo em infraestrutura e licenças.

Em que se baseia o protocolo de comunicação usado pelos equipamentos MOTOTRBO?

O protocolo de comunicação usado por estes equipamentos foi desenvolvido de acordo com as especificações do protocolo DMR (Digital Mobile Radio), definidas pelo ETSI (European Telecommunications Standards Institute). Desta forma, permite-se a interoperabilidade com equipamentos de outros fabricantes.

Quais as vantagens do TDMA, comparativamente ao FDMA?

O TDMA gere o acesso ao meio pela divisão do canal de receção em dois slots temporais. Por outro lado, o FDMA (Frequency-Division Multiple-Access) divide o canal de comunicação em duas portadoras, com metade da largura de banda. Destaca-se então a eficiência espectral do TDMA.

Reduz-se assim o número de equipamentos ativos necessários para a comunicação downlink e uplink. Esta redução de equipamentos resulta numa otimização do consumo da bateria, do nível de interferência e do custo do equipamento.

Existe ainda a vantagem de respeitar o protocolo DMR, possibilitando a comunicação com equipamentos da maioria dos fabricantes.

Quais as aplicações práticas dos sistemas MOTOTRBO?

As aplicações práticas e funcionalidades de um sistema MOTOTRBO são abordadas no artigo Funcionalidades dos Rádios Digitais.