Video Vigilância e COVID-19
A ferramenta mais eficaz disponível no combate à propagação do vírus COVID-19 é a adoção das regras de proteção individual e de grupo. Para controlar o cumprimento destas regras, a Avigilon – Motorola Solutions desenvolveu mecanismos de inteligência artificial que detetam comportamentos inseguros pelo sistema de video vigilância.
Adequados a qualquer tipo de espaço, estabelecimento ou viatura de transporte público, estes sistemas de vigilância ajudam a mitigar as situações de exposição ao vírus COVID-19. Apresentam-se abaixo três funcionalidades dos sistemas Avigilon.
Deteção de máscaras faciais
O controlo da utilização de máscara é facilitado pela geração de alarmes no sistema de video vigilância.
As ferramentas de analítica das câmeras da Avigilon e do seu software de gestão, ACC, permitem a deteção de máscaras faciais. Para além disso, possibilitam a geração de alarmes para identificar a falta de máscara e de relatórios para avaliar os níveis de conformidade.
Gestão do cumprimento das regras de distanciamento social
As ferramentas de inteligência artificial dos produtos Avigilon possibilitam a identificação de pessoas e o cálculo da distancia entre elas.
Com isto, é possível gerar relatórios de cumprimento do distanciamento social, assim como identificar os pontos de maior tráfego. Desta forma, facilita-se a gestão dos espaços e otimiza-se a implementação das regras de distanciamento social através do sistema de CCTV.
Contagem do estado de ocupação de um espaço
Recorrendo às potencialidades das câmeras Avigilon e ao seu sistema de controlo ACC, é possível utilizar funcionalidades de analítica para reconhecer a entrada ou saída de pessoas numa determinada área.
Foi criada uma interface que facilita a leitura do estado de ocupação de um local através de uma página web. Para além disso, é possível informar as pessoas que queiram circular na zona vigiada do estado de ocupação da mesma, ao integrar dispositivos tablet nas entradas. Assim, apresenta-se a ocupação máxima, o estado atual de ocupação e o número de pessoas que ainda pode entrar.
Integrando esta funcionalidade às ferramentas de analítica que mostram as zonas de maior ocupação e as alturas do dia em que se verifica mais movimento facilita-se a otimização do espaço e a mitigação da propagação do vírus.