tetra3

Rádios TETRA

O Sistema de radiocomunicações profissionais TETRA (Terrestrial Trunked Radio), é o standard Europeu de rádio digital para comunicações críticas.

Desenvolvido e especificado pelo ETSI (Instituto Europeu de Standards de Telecomunicações) de forma a cumprir com as necessidades críticas das entidades de Emergência e Segurança e uma gama cada vez maior de outros setores, teve a sua primeira rede implementada em 1997, no aeroporto de Gardermoen, na Noruega.

Em Portugal, o TETRA foi adotado pelo SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) em 2006, tendo a Motorola a responsabilidade da implementação de toda a infraestrutura e grande parte dos terminais.

Produtos

Entre a gama de produtos TETRA disponibilizados pela Motorola, destacamos três modelos.

Conheça as especificações de cada modelo nos links apresentados. Na zona de recursos poderá inclusivamente consultar os datasheets dos equipamentos.

Rádio Portátil

Estação móvel

Rádio Portátil ATEX

Sistemas

Com os equipamentos e utilização adequados, a tecnologia TETRA apresenta a robustez necessária para assegurar comunicações fiáveis em situações extremas, com cobertura a nível nacional.

Sistemas de Comunicação de Segurança Pública como o SIRESP requerem soluções com alta estabilidade, flexibilidade e fiabilidade.

Em constante desenvolvimento há mais de 20 anos, o sistema Dimetra TETRA baseado em IP é utilizado pelo mundo todo para assegurar comunicações críticas.

A Motorola tem a capacidade de explorar as potencialidades do mesmo e oferecer todas as suas funcionalidades, de forma a tornar os Sistemas de Comunicação de Segurança Públicos infalíveis.

Entre os sistemas TETRA disponibilizados pela Motorola, destaca-se o seguinte:

 

DIMETRA Express

Solução de custo reduzido e dificuldade de instalação simplificada para aumento de capacidade ou cobertura.

Ao integrar num equipamento os equipamentos de encaminhamento de rede e os rádios base, facilita-se os processos de instalação, implementação e de gestão das comunicações. Fornece comunicações de voz, dados curtos e serviços de telefonia e a possibilidade de comunicar com elementos externos à rede, via VoIP.

A gestão do sistema pode ser feita utilizando ferramentas Web, via Windows ou Android. Estas ferramentas incluem um sistema de gestão rádio e uma central de despachos simples. Possibilitam o envio de mensagens de texto (via telemóvel ou PC) para um terminal em ação.

Esta tecnologia foi desenvolvida tendo em conta possíveis necessidades de escalabilidade. Por isso, foi simplificado o processo de expansão da rede. Um equipamento DIMETRA Express pode ser instalado em menos de 15 minutos.

Este produto tem a potencialidade de melhorar a capacidade do sistema, ao aumentar o número canais disponíveis para comunicação. Pode ainda ser utilizado para aumento de cobertura para casos extremos, como incêndios onde a infraestrutura de comunicações é danificada.

A Motorola disponibiliza ainda outros sistemas DIMETRA IP, nomeadamente os sistemas DIMETRA IP COMPACT e DIMETRA IP MICRO. Para mais informações, entre em contacto connosco.